Ry X. Detox Musical

Ry Cuming, reconhecido no meio artístico como Ry X é um versátil musico australiano que afirma ter como grandes influências os Pearl Jam e Jeff Buckley. Contudo, ao contrário destas grandes referências, a musica de Ry X percorre mais os campos do Folk, deambulando pelo Indie, música eletrónica e Dream Pop.

Com uma discografia composta por 3 álbuns (“Dawn” de 2016, “Unfurl de 2019 ” e “Live From The Royal Albert Hall” de 2021) e vários Ep’s e singles, a música de Ry X caracteriza-se por uma delicadeza tremenda, recorrendo maioritariamente a uma base minimalista (viola e/ou piano) ainda que com arranjos arrojados. Bem demonstrativo desta faceta é “Beacon” do álbum de estreia.

Numa altura em que a música parece cada vez mais formatada, músicos como Ry X surgem quase como um Detox musical, em que a emoção e a fragilidade de uma bela voz marcam a diferença em contraste com músicas que mais parecem saídas de uma linha de produção. Neste aspeto, parece-me partilhar alguns pontos em comum com a música dos Bon Iver. Ainda que com uma textura mais rica.

Subscreva
Notificação de
guest
0 Comentários
Feedback inline
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber a sua opinião, por favor, comente. x
()
x